segunda-feira, 28 de março de 2011

Lei obriga parques a adaptarem brinquedos para o uso de pessoas com deficiência. A Lei 11.982 publicada no Diário Oficial de 17/07/2009

Essa estação de brinquedo ganhou o nome de Forró é um brinquedo adaptado e acessível fabricado pela empresa Lao engenharia um deles esta instalado no parque do Ibirapuera, através de pesquisas descobrimos a Lao engenharia




Para quem ainda não sabe a partir de 17/07/2009 ter brinquedos acessíveis e adaptados para o uso de pessoas com deficiência é obrigatório por Lei.

assistam vídeo abaixo


Vejam abaixo alguns modelos fabricados no Brasil

Através de pesquisas descobrimos a Vanzetti empresa que fabrica alguns modelos de brinquedos acessíveis e adaptados































O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1o Esta Lei acrescenta parágrafo único ao art. 4o da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, para determinar a adaptação de parte dos brinquedos e equipamentos dos parques de diversões às necessidades das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Art. 2o O art. 4o da Lei no 10.098, de 19 de Dezembro de 2000, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único:

"Art. 4o .......................................................................

Parágrafo único. Os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, 5% (cinco por cento) de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível." (NR)

Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 16 de julho de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Tarso Genro

assistam vídeo abaixo





Este texto não substitui o publicado no DOU de 17.07.2009

LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.
Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Art. 4o As vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos deverão ser adaptados, obedecendo-se ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Sexta feira 17 Julho de 2009

O Diário Oficial da União (DOU) de Sexta feira 17 Julho de 2009 trouxe a publicação da exigência de adaptação de brinquedos dos parques de diversão a portadores de deficiência. De acordo com a Lei 11.982, a adaptação deve ser feita em, no mínimo, 5% de cada brinquedo ou equipamento, montados tanto em áreas públicas quanto em privadas. Segundo a Agência Brasil, os brinquedos devem apresentar identificação da adaptação para a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Nós do "MOVIMENTO INCLUSÃO JÁ" Não recebemos absolutamente nada para postar essas informações são apenas a fim de contribuir com nossa sociedade no sentido de saberem que existem brinquedos adaptados e acessíveis no Brasil.
Agora não tem mais desculpas, Que os Estados e Municípios cumpram com a Lei e respeitem o sagrado direito das nossas crianças que tem algum tipo de deficiência possam brincar.

MOVIMENTO INCLUSÃO JÁ a Cidadania em Ação na luta pelo respeito a pessoa Humana
"MOVIMENTO INCLUSÃO JÁ" a cidadania em ação trabalhando por você.

domingo, 27 de março de 2011

Giorgia Cavicchioli entrevistou Valdir Timóteo presidente do Movimento Inclusão Já Radio Gazeta AM 890 KZ no programa “Bom Dia Gazeta”




Entrevista concedida por Valdir Timóteo à estudante de jornalismo Giorgia Cavicchioli para o programa “Bom Dia Gazeta”  transmitido pela Radio Gazeta AM 890 KZ


video

Valdir Timóteo Leite é idealizador, fundador e presidente do "Movimento Inclusão Já".

"Movimento Inclusão Já" teve seu inicio em Janeiro de 2004.

"Movimento Inclusão Já" a cidadania em ação trabalhando por você.