segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã de quinta-feira (19/5/11) 39 novos carros para o Serviço Atende, que completa 15 anos de atuação

Prefeitura entrega 39 veículos ao Serviço Atende

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira (19/5) 39 novos carros para o Serviço Atende, que completa 15 anos de atuação no transporte de pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência. Com a entrega a Prefeitura atinge 98% da meta estabelecida pela Agenda 2012.

Há 15 anos o Atende transporta de pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta quinta-feira (19/5) 39 novos carros para o Serviço Atende, que completa 15 anos de atuação no transporte de pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência. Com essa iniciativa, a Administração alcançou um índice de 98,6% da meta estabelecida pela Agenda 2012. O prefeito apresentou os veículos no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da Capital, e ressaltou a eficiência do serviço prestado pelo programa.

“O Atende envolve o coração das pessoas. Os funcionários participam inclusive emocionalmente desse programa, pois eles sabem o quanto é importante a solidariedade deles. E isso vai além da prestação de serviço. Os usuários reconhecem o carinho dos motoristas e dos funcionários. A Prefeitura se esforça muito para poder deixar à disposição dos usuários o melhor serviço possível, procurando atender toda a demanda e cumprir a nossa missão, que é uma das mais nobres que temos na Administração”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Os novos veículos se somarão a outros 335 carros adaptados do Serviço Atende, atingindo a marca de 374 viaturas. Com isso, a 18 meses do prazo, a Prefeitura se aproxima da meta estabelecida pela Agenda 2012, que é de 379. “Faltam apenas cinco veículos para cumprir a meta. A idéia é superar esse objetivo, pois aquilo que está no caderno é uma diretriz. Esperamos até o fim deste ano atingir o número que foi programado para o final de 2012”, afirmou o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transportes.

As 39 viaturas significarão um investimento mensal da Prefeitura de R$ 410 mil. Atualmente, o Serviço Atende transporta 6.395 passageiros por mês, sendo 3.674 deficientes e 2.721 acompanhantes, que partem de suas residências para instituições de atendimento dentro da cidade de São Paulo. O Atende gera anualmente 12 milhões de quilômetros rodados e 1 milhão de viagens, sem nenhum custo aos passageiros.

“Com a chegada das novas viaturas, o planejamento do Atende poderá maximizar o serviço pela Cidade”, observou o secretário adjunto de Transportes. A ampliação da frota vai possibilitar à SPTrans aumentar a capacidade do atendimento em rotas programadas e em viagens eventuais, uma das maiores reivindicações das pessoas que utilizam esse tipo de transporte.

Comemoração

Nesta sexta (20/5), acontece uma grande festa para comemorar os 15 anos do Atende. O evento, que começa às 18h30 no Auditório Elis Regina, no Anhembi, vai homenagear os motoristas e usuários do sistema. Casos de Edismar de Souza e Edson Damasceno, dois dos condutores dos veículos do Atende. Eles ressaltaram o prazer de prestar serviços para uma parcela da população que tanto precisa de ações de mobilidade.

“Esse é um trabalho muito lindo que prestamos. Fazemos isso com amor, com o coração. Amo muito o que faço. Amo todos os usuários. Sou muito grato por fazer parte desta equipe”, destacou Souza. Damasceno concordou com o colega. “Além de ser muito gratificante, é um grande aprendizado, pois acompanhamos de perto as dificuldades que eles passam”.

Inscrições

As inscrições para o Atende podem ser feitas nos postos de atendimentos da SPTrans nas 31 Subprefeituras da Cidade. Pioneiro no atendimento de pessoas com deficiência física com comprometimento severo de mobilidade, é modelo para a implantação do serviço em outras cidades como: Santo André, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Osasco, Guaratinguetá e Ibiúna - todas no Estado de São Paulo, além de Vitória (ES) e Aracaju (SE).

Gratuidade

Pessoas com deficiências físicas e intelectuais viajam de graça nos ônibus do Município. Cerca de 250 mil pessoas já possuem o Bilhete Único Especial para pessoas com deficiência. Para solicitar o Bilhete Especial, o cidadão deve comparecer a um dos 17 postos de atendimento a passageiros especiais da SPTrans de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ele deve portar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG); certidão de nascimento (quando menor de idade sem RG); comprovante de endereço recente (máximo de seis meses), como conta de água, luz, telefone ou outro documento de comprovação com CEP; laudo médico válido por 60 dias, a partir da data de emissão fornecida por uma das unidades de saúde do Município ou da Região Metropolitana, além de outras entidades credenciadas, conforme relação disponível no site http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/comoObterDeficiente.aspx.

Fonte da matéria acima: Portal da Prefeitura de S.Paulo

Integrantes do Movimento Inclusão Já estiveram presentes junto a vários representantes do seguimento de pessoas com deficiência na festa de comemoração dos 15 anos do serviço ATENDE no dia 20/05/2011 que foi realizada no Anhembi auditório Elis Regina.

Foto acima: José Carlos Biagioni Gerente do serviço ATENDE e Valdir Timóteo presidente do Movimento Inclusão Já

convite acima


Nenhum comentário:

Postar um comentário